segunda-feira, 27 de junho de 2011

Livro: "O homem que não podia olhar para trás"


Dados Biográficos do Autor: Nelson Saúte nasceu em Maputo, Moçambique, em 1967. Formado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Lisboa. Foi jornalista em revistas de Moçambique e jornais de Portugal. Publicou livros de poesia, entrevistas, contos e um romance.

Dados Biográficos do Ilustrador:Roberto Chichorro nasceu em 1941, em Maputo. É um nome muito conhecido das artes plásticas de Moçambique. Estudou cerâmica na Espanha e vive em Portugal. Suas telas combinam elementos de sonho com recordações de infância nos bairros pobres da capital moçambicana.

Ano de Publicação: 2006 - Editora: Língua Geral Livros Ltda, Rio de Janeiro.

Proposta da Coleção: Segundo consta na contra-capa, “Na África a arte de contar estórias continua viva. Com a coleção Mama África pretendemos resgatar contos tradicionais africanos, recriados por alguns dos mais importantes escritores do continente, e ilustrados por nomes igualmente sonoros das artes plásticas. Livros, portanto, que juntam a arte à literatura, e a tradição à modernidade. Livros para as crianças, mas também para os seus pais. Livros para colecionar.”

Avaliação do Conteúdo:

Enredo: O livro conta a história de um homem que vaga sem destino pelo interior de Moçambique, procurando comida e alguma forma de sobreviver. Ele caminha se arrastando e procurando por animais mortos que possa comer. Quanto maior é seu abandono, sua solidão e sua fome, mais aumentam suas ilusões e desejo de encontrar onde ficar com segurança. No pico de seu sofrimento, encontra uma casa com uma mulher sorridente e atenciosa que o acolhe, o alimenta e o trata como seu marido. Ela o leva a participar da vida em comunidade. A condição para continuar nessa existência era que não olhasse para trás. Quando ele cede à tentação e olha para trás, percebe que o que tinha encontrado era ilusão e se encontra em seu estado inicial: pobre e esfarrapado.
Trata-se de recriação de um conto tradicional do Norte de Moçambique.

Vocabulário: o vocabulário do autor é o mesmo utilizado no Brasil exceto por nomes de pessoas e algumas outras palavras do contexto de Moçambique. O nome do personagem é Abdala Mussa e da mulher, Halima ou Hamina. Na introdução consta um glossário com algumas palavras próprias da região. Aparece a palavra “kitanda”, que o texto explica ser um tipo de cama e que também servem para carregar os mortos.

Temas/Ênfase
: o tema é a falta de recursos, de alimentos, de moradia do personagem que fica vagando e procurando onde obtê-los. A ênfase no “se arrastar” e no desalento do personagem é central. Ele arrasta seu corpo, seus trapos e sua sombra.

Onde comprar:
Livraria Cultura
Livraria Siciliano
Livraria Saraiva
Estante Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário