segunda-feira, 27 de junho de 2011

Livro "Histórias da Preta"


Dados Biográficos do Autor: Heloisa Pires Lima, nascida em 1955, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, auto-denomina-se “latina, carregando uma afro-latinidade”. Formada em psicologia pela PUC-SP e ciências sociais com mestrado em antropologia pela USP. Já trabalhou com educação infantil em escolas particulares e com projetos de psicopedagogia e oficinas de criação literária com crianças num projeto da Secretaria de Estado da Criança. Atualmente seu foco é escrever livros infanto-juvenis.

Dados Biográficos do Ilustrador: Laurabeatriz, artista plástica e ilustradora, nascida em 1949 no Rio de Janeiro, vive atualmente em São Paulo. Como artista plástica, começou a expor em 1966, participando de diversas mostras individuais e coletivas, com obras em desenho, pintura e xilogravura. Trabalhou como redatora de publicidade, de 1970 a 1975. Desde 1982 trabalha como ilustradora, colaborando com jornais e revistas. Na literatura infantil, começou em 1984, ilustrando o livro Era uma vez um segredo, escrito por Yone Meloni Nassar, da Editora FTD. Já ilustrou diversos livros para crianças, publicados pelas editoras Companhia das Letrinhas, Ática, Scipione, FTD e Cosac Naify, entre outras.

Ano de Publicação: 2008 Editora: Companhia das Letrinhas

Avaliação do Conteúdo:

Enredo:
O livro apresenta uma criança afro-descendente que se questiona quanto a suas origens.
Nesse questionamento, são investigadas a história da África e de seus ascendentes, os que eram de origem africana mas também outros com origem europeia. O livro também discute as etnias e culturas presentes no continente africano, seus costumes e culturas regionais. Discute também sua religião e suas características, tanto na África quanto no Brasil atual.
Um dos capítulos discute como as pessoas eram escravizadas e as origens da escravidão na história da humanidade e em geral como ocorria no continente africano nas guerras e no comércio de pessoas. Coloca especificamente detalhes de como se deu a escravidão do africano trazido pelo europeu para a América.
Nota-se ao longo do texto uma preocupação com os sentimentos das pessoas submetidas à escravidão e também é trazida à percepção do leitor o fato de que a qualquer momento o escravizado podia sofrer maus-tratos ou perder sua vida.
Discute-se também o preconceito sofrido pelos afro-descentes na atualidade e como esses preconceitos se revelam.

Vocabulário: são utilizadas palavras próprias para descrever elementos da geografia e da cultura dos povos da África e também da religiosidade presente no Brasil. A autora se preocupou em utilizar palavras apropriadas em sua origem e sempre procurar explicar e traduzi-las.

Temas/Ênfase
: O tema principal é de um povo que passou por uma diáspora e que mesmo após o final da escravidão ainda não tem seus direitos respeitados, nem é tratado com respeito pelas pessoas. O livro se apresenta às pessoas afro-descendentes como contribuição para elevar sua auto-estima e ajuda outras pessoas a compreender e respeitar com quem convivemos.

Contexto Histórico / Espacial / Social: o livro trata da atualidade que vivemos e remete ao passado para explicar nossas origens e heranças culturais.

Avaliação das Ilustrações e Diagramação:

Descrição: A diagramação é bem distribuída e clara. As figuras se mesclam ao texto e é mantida coerência com o que é relatado. São apresentadas figuras com a cultura africana e fauna do continente. Os personagens desenhados se mostram usando roupas da cultura original e na parte final do livro temos pessoas negras com roupas ocidentais (vestidos, ternos, uniformes escolares)

Relação com o Texto: As figuras apresentam personagens e animais africanos. Quando o texto fala do homem no mundo atual, apresenta-os com vestimentas ocidentais da atualidade. As ilustrações são muito diversificadas e consistentes acompanhando o que o texto vai contando.


Avaliação Geral:

Trata-se de um texto de leitura agradável, atraente e muito informativo. A autora procurou discutir aspectos pertinentes às dificuldades da população afro-descente no que se refere a ter seu espaço e seus direitos respeitados. Esse livro pode ser muito útil para uso e discussão em sala de aula.
As ilustrações são bem informativas e mostram que a autora fez um bom trabalho de pesquisa para sua elaboração.
Levanta questões importantes de serem tratadas, como: diferenças raciais, discriminação, conceitua raça. A autora também mostra que essas são questões presentes na atualidade, continuando a afetar a vida das pessoas. O livro tem a preocupação de mostrar como tratar as diferenças e que essa questão está relacionada ao olhar, uma visão subjetiva de cada pessoa, como ela encara a diferença.

Onde comprar:
Estante Virtual
Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Livrarias Siciliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário